Dacia é uma montadora de automóveis romena que pertence ao grupo Renault. Em 2006 sua linha de produtos se restringia ao sedan Dacia Logan e à picape Dacia Gamma.
A Renault adquiriu a marca Dacia em 1999, após uma cooperação que já existia desde 1970. Com a aquisição da marca Dacia, a Renault reforçou assim a sua presença no mercado automóvel, e contribuiu para atingir o objectivo de 4 milhões de veículos vendidos em 2010. A Dacia é assim o pólo de desenvolvimento do grupo Renault na Europa Central e Oriental. A sua missão é produzir modelos modernos, robustos e económicos.
Uma tomada de controlo progressiva Após quase 30 anos de cooperação com Dacia, que fabricava veículos Renault sob licença, o Grupo Renault adquiriu em 1999, 51% no capital do construtor automóvel romeno. Esta participação foi aumentada progressivamente para atingir 99,3% do capital em 2004.
Uma estrutura industrial inteiramente modernizada O grupo Renault realizou 489 milhões de euros de investimento nestes últimos 5 anos para a modernização da Dacia, tendo como principais objectivos, a melhoria profunda da qualidade, formação do pessoal, renovação da gama... Estes investimentos contribuíram nomeadamente para inaugurar novas linhas de montagem (motores e caixas de velocidade Renault), renovar as construções e renovar o equipamento informático. O projecto Logan, veículo inteiramente novo e concebido pelo centro de engenharia do Grupo Renault, ilustra a perfeita colaboração da Dacia com as equipas técnicas do Grupo Renault.
Fonte:Wikipédia